Brasil volta a fabricar insulina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou, nesta sexta-feira (26/4), em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a planta de produção de insulina da farmacêutica Biomm. Atualmente, o país está entre os maiores com incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pacientes adultos, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
A Biomm teve R$ 203 milhões de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para implantar a planta inaugurada nesta sexta. Ainda houve outros R$ 133 milhões via equity do BNDES e BDMG.
A solenidade ainda marcou a assinatura de protocolo de intenções entre a Biomm e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para desenvolver um programa de cooperação mútua voltado a plataformas de produção de medicamentos para o tratamento de doenças metabólicas. De acordo com o Palácio do Planalto, a inauguração da planta marca a retomada de produção de insulina por uma empresa nacional após mais de duas décadas.