SP confirma primeiro caso de febre amarela em humanos em 2025
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou na segunda-feira (13) o registro do 1° caso de Febre Amarela em humano este ano.
Trata-se de um homem de 27 anos, morador da capital paulista, que esteve recentemente em uma área rural na cidade de Socorro.
De acordo com a Agência Brasil, no ano passado foram registrados dois casos humanos de Febre Amarela no estado de São Paulo.
Pinhalzinho registrou um caso da doença em um macaco. Antes, Socorro, Pedra Bela e Bragança Paulista já haviam realizado o mesmo registro em um primata.
Os macacos não transmitem a doença. Eles são indicadores da presença da Febre Amarela, pois sofrem com altos índices de mortalidade quando contaminados. A Febre Amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados. O mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, é o vetor no meio urbano.
Recentemente, o Instituto Adolfo Lutz já confirmou nove casos da doença em macacos no estado de São Paulo.
Os sintomas iniciais da Febre Amarela são:
- Início súbito de febre;
- Calafrios;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores nas costas;
- Dores no corpo em geral;
- Náuseas e vômitos;
- Fadiga;
- Fraqueza.
Cabe reforçar que toda a população acima de 9 meses de idade que não tenha o registro da vacina de febre amarela poderá receber a vacina que está disponível nas Unidades de Saúde.