OSASCO: "Impacto Metropolitano Muralha Paulista" - Operação com mais de 500 viaturas e 1500 Policiais Militares chegará em Osasco na próxima semana
Na terça-feira, dia 11 de junho 2024, a partir das 15h, o município de OSASCO receberá a 2ª Operação “Impacto Metropolitano – Muralha Paulista”. Idealizada pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e organizada pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8), essa atividade policial-militar de grande envergadura contará com mais de 500 viaturas e 1500 Policiais Militares oriundos do CPA/M-6 (Grande ABC), CPA/M-7 (Guarulhos e Região), CPA/M-8 (Osasco e Região), CPA/M-12 (Mogi das Cruzes e Região), além do policiamento especializado (Rodoviário, Trânsito, Comando de Aviação, Comandos e Operações Especiais, Ambiental, Academia de Polícia Militar do Barro Branco) e das demais forças de segurança e de apoio da própria cidade (Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Demutran, SAMU, entre outras).
O 14° BPM/M apoiou e subsidiou o CPA/M-8 no Planejamento da Operação, ação preliminar de natureza multidisciplinar, orgânica e visceral; já que preceitua a preparação e a prospecção de cenários nas Áreas de Estado Maior correlacionadas, direta e/ou indiretamente, com a aplicação eficaz e eficiente dos ativos operacionais mobilizados para tal mister. Desta forma, como bem alertou o Coronel PM Renato Lopes (Cmt Pol Ar M-8), a participação e engajamento de todos os atores envolvidos no processo é fundamental para se alcançar o êxito e propósito final almejado pelo CPM, explanado exaustivamente por seu Comandante Coronel PM Caio: Combater o Crime e a Criminalidade, reduzindo os indicadores criminais e garantindo uma maior sensação de segurança para o munícipes.
Neste condão, a Seção de Operações (P/3), com o suporte da Seção de Pessoal (P/1) e do Setor de Logística (P/4), formataram 517 Cartões de Prioridade de Patrulhamento (CPPs). Esquematizados cuidadosamente pelos Comandantes das 5 Companhias Territoriais da Área de Osasco, abrangem 100% do espaço urbano municipal. Não haverá subsetor em Osasco onde não haja viatura, seja em patrulhamento ou em ponto de estacionamento.
Cada Equipe PM que participar da Operação terá seu CPP disponível em QR CODE, previamente impresso e etiquetado no porta-luvas de cada viatura que participará da OP Impacto Metropolitano em Osasco. Bastará o uso de um leitor do aparelho celular para que os Policiais Militares da Unidade de Serviço (US) tenham acesso a um quadro com horários e missões a serem desenvolvidas, além de um mapa georeferenciado delimitando os limites de local a ser policiado, bem como informações essenciais (endereços de hospitais, distritos policiais, postos de gasolina e links de acesso para transmissão de resultados e da produtividade).
Ainda com o escopo de apoiar o Comando Regional, o 14° BPM/M tem amplificado a divulgação da OP Impacto Metropolitano em Osasco, mobilizando os veículos midiáticos locais, regionais, estaduais e nacionais para, antecipadamente, informar aos osasquenses sobre dados básicos do expressivo aumento da presença policial militar na cidade. Até a noite de 04 de junho (uma semana antes da Operação), já foram elaboradas três Notas de Imprensa, resultando em oito postagens em canais do Instagram, além de 4 matérias em blog de notícias; bem como a presença confirmada de 3 emissoras de TV na cobertura do início das atividades na terça-feira, 11 de junho de 2024.
O cuidado no planejamento também perpassa pelo suporte logístico, que contou com a parceria da Prefeitura de Osasco. Já foram providenciados mais de 2 mil litros de água e 1.500 kits de lanche para todo efetivo mobilizado. A Arena VIP de (local de concentração e início da Operação), terá 15 banheiros químicos e 60 Policiais Militares da Administração responsáveis por receber os policiais.
Fonte: Primeira Edição