Avião com cinco pessoas explode em Ubatuba (SP)
A Polícia Civil e a Força Aérea Brasileira investigam o acidente com um avião de pequeno porte que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na última quinta-feira (9). Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.
Um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida.
Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem.
O avião tinha um piloto e quatro ocupantes. O piloto morreu e os quatro ocupantes ficaram feridos. Um pedestre que passava pela orla na praia no momento do acidente também ficou ferido.
O avião pertence à família Fries, bastante conhecida no interior Goiás por sua atuação na agropecuária. Estavam no avião a filha, o genro e os netos da fazendeira Maria Fries.
O piloto Paulo Seguetto, morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação
Os passageiros resgatados são Mireylle Fries, de 41 anos; o marido dela, Bruno Almeida Souza, de 48 anos; e os filhos do casal, uma menina de 4 anos e um menino de 6 anos
No acidente registrado no litoral paulista, havia cinco passageiros e um piloto. De acordo com dados da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), a tripulação mínima prevista na certificação C525, a exigida pelo modelo, é de apenas um tripulante.
De acordo com dados da fabricante, o peso máximo para decolagem é de 4.853 kg e o de pouso é menor, de 4.491 kg. Ainda não se sabe em quais condições o avião que caiu em Ubatuba estava voando.
O avião Citation tem 13 metros de comprimento, 4,2 m de altura, 14,39 m de envergadura e entre-eixos (distância entre os trens de pouso) de 4,67 m. A capacidade de bagagem é de 329 kg. Ainda de acordo com a fabricante, a distância mínima para pouso é de 789 metros.
A velocidade máxima da aeronave é de 748 km/h e a autonomia é de 2.871 km.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe de 20 militares foi acionada para a ocorrência. A equipe foi responsável pelo resgate, juntamente com agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos sobreviventes.
A família que sobreviveu e um pedestre, que estava na orla e também ficou ferido, foram levados para a Santa Casa de Ubatuba, onde foram internados.
Depois, ao longo da tarde, a família que estava no avião foi transferida para o Hospital Regional de Caraguatatuba, cidade vizinha de Ubatuba. A transferência foi necessária para que os pacientes tenham um atendimento mais completo e acesso a um hospital com UTI. O estado de saúde das vítimas é considerado estável.
Ainda não há informações oficiais sobre a causa do acidente. No entanto, dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto indicam que o Cessna Citation precisaria de uma pista mais longa do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança.
Além disso, a concessionária que opera o aeroporto informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada.
A Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram investigações sobre o acidente com um avião com cinco pessoas que ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na manhã desta quinta-feira (9) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP).
Ao menos quatro órgãos vão apurar as causas do acidente. A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e vai investigar possíveis responsabilidades criminais.
A Polícia Federal também informou que adotou medidas imediatas para preservação de provas, coleta de informações e acionou a perícia. Um inquérito foi instaurado.
O Ministério Público de São Paulo informou que fará uma apuração das circunstâncias com "objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba".
A promotoria pediu informações preliminares à Prefeitura, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Cenipa foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
O objetivo do trabalho do Cenipa é identificar as causas do acidente e indicar procedimentos para evitar que novos acidentes aéreos aconteçam.