Telemedicina: a tecnologia a serviço da saúde e da qualidade de vida
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, mais de 150 milhões de pessoas, no país, dependem exclusivamente do SUS para atendimento médico e tratamentos de saúde. Além disso, a mesma pesquisa revelou que cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a nenhum serviço de saúde de uso regular, nem se quer ao primeiro atendimento na atenção primária nas unidades básicas de saúde (UBS).
No entanto, uma pesquisa da FGV, revelou que o Brasil é um dos países em que as pessoas mais utilizam celulares e computadores para trabalhar, estudar e resolver as diversas situações do dia a dia. Sendo que 160,4 milhões de pessoas com 10 anos ou mais têm um telefone celular para uso pessoal, o que corresponde a 86,5% da população.
Muitas pessoas deixam de procurar o atendimento médico por diversos motivos que vão desde não conseguir sair de casa, perigos com a falta de segurança nas ruas, disponibilidade de tempo, falta de dinheiro, dificuldade de mobilidade, medo de contrair outras doenças virais, enfim são muitas as situações que impedem as pessoas de procurar atendimento médico para tirar dúvidas, ter um primeiro aconselhamento, monitoramento, renovar receita médica, solicitar exames etc.
A telemedicina no Brasil tem experimentado um crescimento considerável nos últimos anos, devido a fatores como a pandemia, avanços tecnológicos e a necessidade de ampliar o acesso aos cuidados médicos. A Lei nº 14.510, sancionada em 27 de dezembro de 2022, estabelece os critérios para o atendimento médico a distância no país e trouxe a oportunidade de democratizar ainda mais o acesso a saúde.
A Drª Regiane Souza Neves, é empreendedora no ramo da telemedicina e deixa uma mensagem a respeito:
"Em primeiro lugar é necessário entendermos que a tecnologia hoje está presente na nossa vida e deve ser utilizada de forma positiva para otimizar nosso tempo, resolver problemas, estudar, trabalhar, enfim, devemos compreender os diversos benefícios que o uso responsável da tecnologia nos traz. A área da saúde, pode ser uma área beneficiada dependendo da forma como a tecnologia for empregada. Hoje é possível o atendimento médico e terapêutico através das teleconsultas e isso gera conforto e comodidades para todos. É claro, que a teleconsulta tem limitações, obviamente a consulta presencial é infinitamente mais adequada. No entanto, por diversos motivos, o atendimento online pode, de forma rápida e eficaz, levar qualidade de vida através de esclarecimentos com relação a saúde, uso de medicamentos, realização de exames, entre outros serviços tão necessários para a população que tem difícil acesso aos serviços públicos e privados de saúde.
Nos últimos tempos, recebi o convite de uma empresa para parceria em uma grande área em expansão que é a telemedicina. Estudei muito a respeito e esta é a empresa que melhor atende, neste momento, as necessidades encontradas neste segmento. A empresa de telemedicina MÉDICO AGORA é uma empresa com boa reputação, que entrega o que promete e com um custo benefício excelente. Com quatro planos que atendem as demandas tanto individuais quanto familiares, os valores vão de R$ 22,50 (individual) até R$ 79,90 (familiar). Você pode utilizar de qualquer lugar do país, através do celular ou computador. Atendimento 24 horas, sete dias da semana. Além disso, para você que é empregador, a telemedicina pode ser um benefício para seus colaboradores. Você me conhece e sabe que não recomendaria algo sem qualidade, principalmente envolvendo a saúde. Por isso, te convido a conhecer melhor o MÉDICO AGORA."