Volta às aulas: atenção às dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento
A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que ocorre quando influências externas atrapalham esse processo. Pode ser causada por questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada, ambiente desfavorável, entre outros fatores. Além disso, a dificuldade pode estar relacionada com uma modalidade patológica de aprendizagem, na maioria dos casos também causam problemas de comportamento.
O que é a modalidade de aprendizagem? Algumas pessoas aprendem melhor lendo, outras assistindo, outras fazendo, enfim, cada um de nós apresenta uma forma particular para aprender. Isso significa que cada um de nós tem sua modalidade de aprendizagem individual, que oferece uma maneira própria de aproximar-se do que precisamos aprender. A modalidade de aprendizagem é construída desde o nascimento do indivíduo, através da qual ele enfrenta com angústia as situações de aprender e não aprender, sendo uma forma normal de lidar com a adaptação entre assimilação e acomodação daquilo que se aprende. Quando apresentamos dificuldades relacionadas a fatores externos para aprender, pode ser que nossa modalidade de aprendizagem esteja passando por um estado patológico de aprendizagem. Neste caso é importante uma avaliação de profissinal de neuropsicopedagogia.
Muitas vezes, as modalidades podem ser confundidas com transtornos e distúrbios, mas na maioria dos casos elas podem estar isoladas, ou seja, não aparecem como comorbidades em distúrbios ou transtornos. Neste caso, a intervenção é mais simples e rápida. No entanto, também, pode estar associada a uma causa com comprometimento neurobiológico, como por exemplo, TEA, TDAH, entre outros. Neste caso, é de extrema importância que o diagnóstico seja realizado por um profissional de neuropsicopedagogia ou neuropsicologia e um médico neurologista ou psiquiatra especializado no transtorno apontado no diagnóstico.
O que chamamos de TDA Transtorno do Desenvolvimento da Aprendizagem é um problema do neurodesenvolvimento que acaba influenciando a capacidade do cérebro de perceber ou processar as informações. é diferente do que acontece na dificuldade ou na modalidade de aprendizagem. O TDA tem origem biológica e, por isso mesmo, é persistente. Estimativas indicam que 10 milhões de brasileiros tenham essa condição. Estes transtornos também causam problemas de comportamento.