Chuvas deixam 10 mortos, 21 desaparecidos e mais de mil desabrigados no RS

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul deixaram dez mortos e mais de mil desabrigados, segundo a Defesa Civil.

Chuvas deixam 10 mortos, 21 desaparecidos e mais de mil desabrigados no RS

Dez pessoas morreram desde o último sábado (27). As cidades que registraram mortes são:

Paverama: Dois homens de 69 e 65 anos que estavam em um carro que tentava atravessar uma área alagada;
Pantano Grande: Um homem de 59 anos, vítima de descarga elétrica;
Itaara: Uma mulher de 48 anos -- ainda não se sabem as circunstâncias;
Encantado: Uma mulher de 45 anos -- ainda não se sabem as circunstâncias;
Salvador do Sul: Duas pessoas, uma delas um homem de 47 anos, vítima de um deslizamento de terra. Ainda não há informações sobre a segunda vítima;
Segredo: Um homem de 62 anos que estava em um carro que tentava atravessar uma área alagada;
Santa Cruz do Sul: Uma vítima - ainda não se sabem as circunstâncias;
Santa Maria: Uma idosa de 85 anos, vítima de um deslizamento de terra.

Há 21 desaparecidos em cinco cidades: Candelária (8), Encantado (6), Roca Sales (4), São Vendelino (2) e Salvador do Sul (1).

107 municípios foram afetados. Também foram registrados 11 feridos, 1.072 desabrigados e 3.393 desalojados.

Temporais devem continuar nos próximos dias, prevê Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até amanhã (2), são previstas chuvas que podem superar os 200 mm entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, além de granizo, descargas elétricas e ventos com rajadas acima de 80 km/h.

Defesa Civil orienta população a se prevenir. ''É importante que a população adote medidas preventivas como permanecer em casa, se puder, evitar atravessar áreas

alagadas ou inundadas e procurar prestar auxílio a pessoas vulneráveis (idosos, pessoas doentes ou com dificuldade de mobilidade).''

O governador Eduardo Leite (PSDB) usou as redes sociais para pedir que a população evite áreas alagadas. ''Como alertamos, a chuva avança e se intensifica por todo o RS. Já temos alagamentos em algumas regiões e nossas forças de segurança estão atuando em resgates e apoio à população. Nesse momento, o mais importante é evitar risco e se proteger. Emergências: ligue 190 e 193'', publicou no X (ex-Twitter).

Leite diz que falou com Lula para pedir apoio do governo federal. "Falei por telefone com o presidente Lula, que assegurou o apoio do governo federal neste momento crítico no RS. Tenho certeza que poderemos contar com essa união de esforços para o resgate da população afetada pelas chuvas, que é a nossa prioridade absoluta nesse momento", disse.

Exército envia aeronaves e militares. "Dois helicópteros modelos Pantera K2 do 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), decolaram de Taubaté [SP] na manhã de hoje com destino a Porto Alegre. Os dezesseis militares, entre eles integrantes do grupo de Busca e Salvamento da Aviação do Exército, vão atuar na busca de pessoas ilhadas e auxiliar na localização de desaparecidos e resgate de vítimas."

Estados enviam equipes para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas. Santa Catarina sinalizou o envio de 34 homens, além de um helicóptero, 12 embarcações e 9 viaturas. São Paulo enviou no início da tarde desta quarta-feira (1°) seis militares a bordo de um helicóptero Águia 12 para auxiliar no suporte aos atingidos pelas chuvas. Mais cedo, agentes da Defesa Civil paulista já haviam sido enviados ao Rio Grande do Sul.