Campanha de vacinação contra a poliomielite realiza 'Dia D' neste sábado em TODO PAÍS
Além da vacina contra a paralisia infantil, também estarão disponíveis todos os tipos de imunizantes, como o da gripe, que teve a campanha prorrogada até 28 de junho.
Para se vacinar, é necessário comparecer às unidades de saúde munido de documento pessoal, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além da carteira de vacinação.
A campanha deste ano é importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP ainda em 2024, a partir do segundo semestre.
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).